O resultado das eleições de 7 de outubro evidenciaram o crescimento do PPS em Guarapuava, resultando na eleição do prefeito Cesar Filho e de cinco vereadores. Na avaliação da presidente do partido, Viviane Siqueira Ribas, esse crescimento não ocorreu ao acaso, ele é fruto da união e perseverança de um grupo, que se mantém unido desde a criação do PPS no município, em 1999. “Da fundação do partido até hoje houve um crescimento constante e mesmo nas eleições onde fomos derrotados pode-se notar essa evolução, pois sempre aumentamos a votação e mais pessoas passaram a se somar ao grupo”, enfatiza Viviane.
Viviane Ribas foi a primeira presidente do PPS, que teve sua primeira eleição da mesa diretiva em 2001 em Guarapuava. “Além de passarmos de uma provisória para um diretório constituído, o ano de 2001 também foi importante com a filiação do então deputado estadual Cesar Silvestri e de Cesar Silvestri Filho. A presença e a liderança dos dois foi muito significativa para que o partido se alavancasse”, explica a presidente.
Em 2002, Cesar Silvestri foi eleito deputado federal pelo PPS de Guarapuava e, em 2004, concorreu ao cargo de prefeito no município. “Mesmo não tendo elegido o prefeito em 2004, o PPS saiu fortalecido naquelas eleições, que foram coordenadas por Cesar Filho, que passou a ser uma liderança expressiva dentro do PPS. Mesmo com a derrota, o grupo se solidificou”, avalia Viviane.
Já nas eleições de 2006, Cesar Silvestri se reelegeu deputado federal, com uma votação histórica em Guarapuava. Em 2008, foi a vez de Cesar Filho disputar as eleições municipais. “Faltou pouco para que o Cesar Filho se elegesse prefeito já em 2008. Mas o momento foi importante para o partido, pois solidificou definitivamente a liderança de Cesar Filho. Essa liderança foi conquistada e mantida dentro do grupo. Foi algo natural, sem qualquer imposição. Ele conquistou um espaço e passou a ser o líder do grupo, assumindo a presidência do partido em 2007”, acrescenta.
Em 2010, ocorreu a eleição da dobradinha Cesar Silvestri deputado federal e Cesar Silvestri Filho estadual. “Essa foi mais uma grande conquista para o município e para o partido também. Os dois representam muito bem Guarapuava nas esferas estadual e federal, tanto que a escolha de Cesar Silvestri para ser secretário de Estado é fruto de um amplo trabalho em prol do Estado”.
Viviane Ribas destacou ainda que para as eleições deste ano não houve a cogitação de outro nome para disputar o cargo de prefeito. “Em momento algum houve imposição do nome de Cesar Filho. Foi algo natural e também nunca houve outro nome cogitado. A liderança dele (Cesar Filho) é natural e é fruto da união do grupo. Saimos ainda mais fortalecidos desta campanha, pois o PPS construiu uma trajetória e nunca desistiu. Acredito que as próximas conquistas do PPS são a conquista do espaço para as mulheres. Este ano tivemos 11 candidatas a vereadoras, e todas saíram com muita motivação. A próxima eleição pode ser a vez das mulheres”, conclui.
Viviane Siqueira Ribas ocupa a presidência do PPS pela terceira vez desde 1999. Atualmente, o partido conta com cerca de 400 filiados.